Mercado

Maior importação de ácido sulfúrico em 2022 e demanda mais fraca impactaram em maior oferta no país

O ácido sulfúrico é um dos produtos químicos mais importantes. É utilizado para a produção de fertilizantes, açúcar, papel, suco de laranja e muitos outros produtos.

Cerca de 92% da demanda de ácido sulfúrico do mercado brasileiro é atendida por produtoras nacionais como a Yara, Mosaic, CMOC, Elekeiroz e Anglo Gold, enquanto o restante é de origem importada.

Por conta da maior parte do volume consumido no Brasil ser produzido no próprio país, paradas para manutenção programadas podem impactar a oferta e ocasionar uma elevação dos preços do mercado, como os vistos em 2021, no qual algumas produtoras entraram em manutenção e os preços ultrapassaram R$15/kg.

Atualmente, a planta de ácido sulfúrico da Anglo Gold está parada para manutenção. Entretanto, sua produção representa apenas 3,3% do mercado desse produto, o que não deve ocasionar em falta de produto, conforme análise do GlobalKem.

Além disso, no consolidado de 2022 o volume importado teve um aumento de 61% em comparação com 2021, sendo também o maior volume dos últimos anos. Por conta disso, em conjunto com uma demanda mais fraca pelas produtoras de fertilizantes, a oferta no país foi estável no primeiro trimestre.

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar