Produção industrial brasileira caiu em 9 dos 15 locais avaliados em maio
O índice de produção industrial regrediu em 9 dos 15 locais pesquisados em maio, o que resultou na queda de 0,9% no índice geral.Na comparação com maio de 2023, a produção brasileira desacelerou 1,0%, enquanto 7 dos 18 locais pesquisados apresentaram taxas negativas.Em contrapartida, houve alta de 1,3% no acumulado em 12 meses.
Segundo Bernardo Almeida, analista da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional, as variações vieram como resultado de fatores macroeconômicos, que, apesar de melhora no mercado de trabalho, redução do desemprego e aumento do rendimento dos trabalhadores, ainda apresenta os juros em patamares elevados. Neste sentido, o encarecimento do crédito tem atingido diretamente a cadeia produtiva pelo lado da oferta, afetando também a renda disponível das famílias e, consequentemente, causando retração do consumo.
Em maio, além da macroeconomia, a queda expressiva das indústrias gaúchas (-26,2%) contribuiu para a queda do índice de produção geral. Ainda, dentre os segmentos mais afetados, apresentaram-se o de produtos químicos, derivados do petróleo, veículos automotores, alimentos, metalurgia, dentre outros.
Adaptado GlobalKem | 15 de julho de 2024