Donald Trump declara tarifas de 25% sobre importação de produtos canadenses
Na última sexta-feira (31), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que as tarifas de 25% sobre as importações de dois dos três maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, México e Canadá, começariam a valer a partir do dia primeiro de fevereiro, assim como as tarifas de 10% para a China.
Como resposta, tarifas canadenses de 25% foram anunciadas sobre mais de 100 insumos norte-americanos, à decisão do presidente Donald Trump sobre produtos importados do país. A medida deverá entrar em vigor a partir dessa terça-feira (4).
Dentre os produtos que poderão ser afetados, até o momento, estão veículos, caminhões, aço, alumínio, frutas, vegetais, produtos aeroespaciais e carnes. A lista inicial inclui café, chá, mel, ovos, laticínios e equipamentos militares.
O governo canadense destacou que é o maior mercado de exportação para 36 estados americanos, com trocas diárias superiores a US$ 2,5 bilhões. O Canadá compra mais produtos dos EUA do que China, Japão, França e Reino Unido juntos, reforçando a importância da relação comercial entre os dois países.
Vale ressaltar que Donald Trump ainda está em contato com o primeiro-ministro do Canadá, no intuito de discutir se a taxação realmente entrará em vigor e, caso o cenário se confirme, se a amplitude da alíquota se manterá em 25%. Assim, a nova rodada de argumentação poderá aumentar ou não a tensão comercial entre os dois países.
Adaptado GlobalKem | 03 de fevereiro de 2025