Mercado

Enchentes no Rio Grande do Sul afetaram a produção de veículos em maio, diz ANFAVEA

Nesta sexta-feira (07) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, ANFAVEA, divulgou o relatório do setor automobilístico referente ao mês de maio. Os resultados produtivos foram afetados fortemente pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, além de impactos atrelados a greves de algumas fábricas e problemas com liberações ambientais de veículos e contêineres.

Neste contexto, a produção de automotores fechou o mês no patamar de 166,7 mil unidades, apresentando queda de 24,9% quando comparado ao volume produzido em abril. Em contrapartida, a produção de pesados teve os caminhões superando a marca de 50 mil unidades anuais, com alta de 30% levando os cinco primeiros meses do ano em questão. E a fabricação de mais de 12 mil ônibus no período acumulado contribuiu para o alcance do melhor resultado produtivo do segmento desde 2015.

Ainda, apesar da retração no volume de emplacamentos, os resultados do mês foram os melhores para a média diária de vendas desde 2019, com 9.250 unidades emplacadas por dia, mesmo com queda de 64% no RS, o qual representa 5% de todo o mercado nacional.

Tratando-se da balança comercial, as importações continuam em patamares elevados, com o emplacamento de autoveículos vindos de outros países chegando a 160 mil unidades de janeiro a maio (+38% em relação ao mesmo período em 2023). Por outro lado, as exportações seguem abaixo da expectativa, dado o contínuo desaquecimento dos mercados da América do Sul e a elevada presença de produtos asiáticos nesses países.

Insumos como resinas, polímeros e aço são importantes para o setor automobilístico. Impactando em segundo plano no mercado de Soda Cáustica, por exemplo, dada a sua participação na cadeia produtiva do aço. 

Adaptado GlobalKem | 07 de junho de 2024

Fonte
ANFAVEA
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar