
Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados na quarta-feira (02) pelo IBGE, o setor industrial apresentou retração mensal de 0,5% em maio. No acumulado até maio de 2025, a indústria do país registrou avanço de 1,8%, permanecendo com expansão na produção e com ganho no ritmo frente ao mesmo período do ano passado.
Comparada a maio de 2024, a produção industrial cresceu 3,3%, principalmente com maior influência por parte da indústria extrativa (8,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (12,2%), máquinas (12,6%) e produtos químicos (6,8%).
Dentre as atividades, as influências negativas mais representativas vieram de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-3,9%) e Coque, Produtos Derivados do Petróleo e Biocombustíveis (-1,8%). Outros destaques negativos foram os Produtos Alimentícios (-0,8%) e Produtos de Metal (-2%).
Em contrapartida, a categoria de bens intermediários foi a única a apresentar ganhos no mês, cenário favorecido, principalmente, pelo comportamento do setor extrativo, devido a maior extração de minérios de ferro no período.
Adaptado GlobalKem | 10 de julho de 2025