Mercado

Inflação ao consumidor nos EUA sobe abaixo do esperado em abril, mas tarifas podem pressionar preços nos próximos meses

O índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,2% em abril, após uma queda de 0,1% em março — a primeira desde maio de 2020 —, informou o Departamento do Trabalho na última terça-feira (13). O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa uma alta de 0,3%.

Na comparação anual, o CPI avançou 2,3%, levemente abaixo dos 2,4% registrados até março. Já o núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 0,2% no mês e manteve alta de 2,8% nos 12 meses até abril.

Apesar da variação menos expressiva, a inflação pode voltar a acelerar nos próximos meses, à medida que os impactos das tarifas sobre produtos importados ganham força. O relatório de abril capturou apenas parte dessas medidas, como a duplicação dos impostos sobre produtos relacionados ao fentanil e uma taxa de 25% sobre veículos importados.

Embora o presidente Donald Trump tenha suspendido parte das tarifas específicas por 90 dias, uma tarifa geral de 10% ainda está em vigor. A trégua comercial entre EUA e China, inclui reduções mútuas de tarifas nos próximos 90 dias — medida que pode conter parte da pressão inflacionária.

Adaptado GlobalKem | 14 de maio de 2025

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar