DemandaMercado

Confiança da indústria brasileira tem queda de 0,4% em abril

A confiança da indústria brasileira registrou nova queda em abril, segundo dados do FGV IBRE divulgados nesta segunda-feira (28). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,4 ponto no mês, atingindo 98,0 pontos. Na média móvel trimestral, o índice também retraiu, com baixa de 0,2 ponto, para 98,2 pontos.

De acordo com Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE, o resultado confirma a postura de cautela dos empresários industriais. “A piora reflete o aumento dos estoques, que, apesar da alta, ainda se mantêm em patamares considerados normais”, afirma. Ele destaca que, em relação ao futuro, houve uma acomodação das expectativas após um período de maior pessimismo.

Entre os setores industriais, a pesquisa observou retração generalizada da demanda externa, com maior impacto sobre os segmentos de bens intermediários. Pacini ressalta que a elevação da incerteza global, impulsionada por medidas recentes do governo dos Estados Unidos, tende a afetar negativamente o sentimento dos empresários.

Além disso, o ciclo de alta dos juros e a previsão de desaceleração da economia indicam um cenário desafiador para a indústria em 2025, especialmente no segundo semestre. Em abril, a confiança recuou em 11 dos 19 segmentos pesquisados.

Tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas para os próximos meses pioraram. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,4 ponto, para 100,1, enquanto o Índice de Expectativas (IE) também registrou queda de 0,4 ponto, para 96,0 pontos.

Adaptado GlobalKem | 28 de abril de 2025

Fonte
FGV Ibre
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar