Mercado

Soda Cáustica enfrenta cenário de oferta favorável e demanda reduzida no primeiro bimestre de 2024

A Soda Cáustica, amplamente utilizada pelos setores de Papel e Celulose, durante a Produção de Alumínio e para o Desempenho da Indústria Química, tem apresentado boa disponibilidade no mercado, apesar da demanda seguir desacelerada nos últimos meses por conta de uma procura mais reduzida por parte dos setores consumidores.

Devido à quebra de expectativa por parte do hemisfério norte acerca do consumo de gás natural durante o inverno na região, houve redução nos preços apresentados pelo mercado internacional. Algumas produtoras de gás realizaram cortes para conter as quedas de preços, porém, os valores ainda estão em patamares mais baixos. Esse cenário contribuiu para uma redução de preços da Soda e aumento no volume importado pelo mercado brasileiro, em comparação ao período entre janeiro e fevereiro de 2023.

No mercado internacional, retomadas de produção de Soda por parte da OxyChem e uma maior oferta de gás natural – devido às temperaturas mais altas do que o esperado no hemisfério norte – contribuíram para uma redução dos custos produtivos e preços da Soda Cáustica.

Acompanhando a tendência do mercado, o cenário europeu apresentou queda de 2%, em fevereiro, nos preços do insumo – devido a demanda desacelerada. No entanto, por conta dos conflitos no Oriente Médio, podem ocorrer restrições na demanda, impactando os preços na região. No mercado asiático, tanto a demanda quanto a oferta mantiveram-se equilibrados, estabilizando os preços no mês de fevereiro.

A desaceleração do consumo afetou também o mercado nacional. Um exemplo disso pôde ser observado perante a redução de 17%, no consolidado de 2023, nas vendas domésticas dos principais químicos da Braskem, no comparativo com 2022.

Autoral GlobalKem | 27 de março de 2024

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar