Klabin anuncia novas expansões florestais e de papel ondulado
A Klabin – maior empresa brasileira na produção de papéis e celulose – anunciou na quinta-feira (25) a concretização de grandes projetos, como o Projeto Caetê, o qual adiciona 85 mil hectares de área produtiva no Paraná, e o Projeto Figueira, que contempla uma nova unidade produtiva da Klabin em Piracicaba – SP.
O Projeto Caetê é resultado de um ciclo da Klabin de expansão de terras na região do Paraná, somando para os 75% de autossuficiência-alvo na produção de madeira própria. Neste sentido, a Klabin celebra a diminuição dos investimentos futuros estimados para a compra de madeira terceirizada, além do aumento da competitividade dos custos, gerando valor aos acionistas.
Em relação ao Projeto Figueira, a nova unidade produtiva de papel ondulado na cidade de Piracicaba é a mais moderna fábrica deste tipo de produto do país, além de ter a capacidade de elevar a produção da Klabin em 240 mil toneladas de PO por ano. Ainda, segundo a Diretora de Finanças Corporativas, Gabriela Woge, a nova unidade traz a oportunidade de atuação em mercados que poderiam reduzir a volatilidade dos negócios em diferentes ciclos econômicos.
As expansões da Klabin confirmam a aceleração do segmento de papel e celulose, grande mercado consumidor de insumos químicos, como a Soda Cáustica, por exemplo. Neste sentido, com o aumento da operação da produtora, o mercado dos insumos participantes da produção de papel e celulose deve ser impactado, trazendo um possível aumento da demanda.
Adaptado GlobalKem | 26 de julho de 2024