Mercado

Setor de Produtos Químicos foi destaque para o aumento de 0,35% nos Preços da Indústria em março

Segundos dados divulgados pela Agência de Notícias do IBGE na última segunda-feira (30), os Preços da Indústria Nacional registraram alta de 0,35% em março de 2024 ante fevereiro, marcando o segundo mês consecutivo de altas, após três meses de queda. Na análise do ano, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula alta de 0,25%, mesmo que ainda esteja no campo negativo no acumulado dos últimos 12 meses, com valor de -4,13%.

O resultado foi impulsionado pela variação de 17 das 24 atividades industriais analisadas, as quais apresentaram oscilações positivas de preço frente ao mês anterior. No entanto, o maior setor contribuinte para a alta observada pela indústria geral foi o de Químicos, dada uma variação positiva de 2,06%.

Segundo Murilo Alvim, analista do IPP, o aumento nos preços dos produtos químicos foi alavancado pela alta observada nos preços do petróleo, tendo em vista que os produtos derivados da cadeia dessa commodity foram os maiores contribuintes para o índice. Ainda, além do aumento dos custos produtivos com matéria-prima, o aumento da demanda, principalmente por parte da China, e os desafios logísticos vistos no mercado externo, também impactaram para preços em patamares mais elevados.

Os setores industriais de Vestuário, Papel e Celulose, e Perfumaria, Sabões e Produtos de Limpeza também avançaram em suas variações, apresentando alta de 2,65%, 1,92% e -1,46%, respectivamente.

O aumento observado pelos Preços da Indústria reflete uma possível aceleração dos mais diversos segmentos industriais, além de indicar maior movimentação no mercado de produtos químicos atrelados a cadeia do petróleo, como o Enxofre, o Ácido Sulfúrico, e a Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 02 de maio de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar