Produção industrial avançou 0,6% na Zona do Euro em março
Segundos dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo gabinete estatístico da União Europeia, a Produção na Zona do Euro teve alta de 0,6% em março de 2024, ante fevereiro. Além disso, a queda do índice em 12 meses foi amortecida, passando de -6,3% para -1,0% no mês atual.
Na comparação anual, a produção na região foi 1,0% menor do que o apresentado no mesmo período em 2023.
O resultado foi impulsionado pelo aumento de 1,0% na produção industrial de bens de capital. Em contrapartida, os agrupamentos de bens intermediários (-0,5%), energia (-0,9%), bens de consumo duráveis (-1,1%) e bens de consumo não duráveis (-2,7%) desaceleraram na comparação entre fevereiro e março de 2024. Em relação ao mesmo período em 2023, o grupo de bens de capital também aumentou, com variação de 1,8%, enquanto o grupamento de bens de consumo duráveis foi o que apresentou maior diminuição, com queda de 8,3%
A região do euro desempenha um papel significativo no mercado de insumos industriais. Neste contexto, o avanço da produção de bens de capital indica um possível aumento na produção de bens e serviços destinados aos consumidores, como os químicos, os quais detêm 21% dos principais produtos exportados pela Zona do Euro.
Adaptado GlobalKem | 15 de maio de 2024