Mercado

Produção de Cloro recua 1,7% em 2023, conforme dados da Abiclor

No período de janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou uma produção de 684,7 mil toneladas de Cloro, representando uma redução de 1,7% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior. Já a produção de Soda atingiu 751,6 mil toneladas, refletindo uma queda de 1,6% em relação ao ano anterior.

Conforme dados fornecidos pela Abiclor, o consumo de Cloro acumulado até agosto totalizou 621,7 mil toneladas, marcando uma diminuição de 1,9% em relação ao ano precedente. Entre os principais produtos fabricados destacam-se o dicloroetano (DCE), Ácido Clorídrico e Hipoclorito de Sódio.

No que diz respeito às vendas, o ano de 2023 alcançou a marca de 662,2 mil toneladas na indústria, representando um aumento de 1,8% em comparação ao ano anterior. Os setores consumidores de destaque incluem Papel e Celulose, Químicos, Revenda, Sabão e Detergentes, Alumínio, Siderurgia, Alimentos e Bebidas.

A utilização da capacidade instalada manteve uma média de 71,8%, sendo que em agosto esse número atingiu 65,2%. Segundo a Abiclor, a cadeia de Cloro-Soda contribui com 1,1% do valor total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Adaptado GlobalKem | 21 de dezembro de 2023

Fonte
IstoÉ Dinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar