Mercado

Produção da indústria nacional tem queda de 0,3% em fevereiro

A produção da indústria brasileira, em um contexto geral, apresentou queda de 0,3% em fevereiro, após redução de 1,6% vista no mês anterior, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em uma comparação mensal com o mesmo mês em 2023, a indústria aumentou 5%, acumulando sete resultados consecutivos no índice. Ainda, o cumulado dos dois primeiros meses de 2024 frente ao mesmo período de 2023 subiu 4,3%. No contexto anual, o setor da indústria ficou com saldo positivo de 1,0%.

Apesar da queda no índice geral, vista em fevereiro, apenas a categoria econômica de bens intermediários reduziu, com valor de -1,2%. O resultado interrompeu quatro meses consecutivos de crescimento – período em que a categoria acumulou avanço de 2,9%.

Em contrapartida, as categorias de bens de capital e de bens duráveis acumularam resultados positivos no mês de fevereiro, com +3,5% e +3,8%, respectivamente.  

Dentre as atividades, 10 dos 25 setores industriais analisados sofreram com reduções na produção. No entanto, os maiores contribuintes foram a produção de produtos químicos (-3,5%), indústrias extrativas (-0,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,0%).

Adaptado GlobalKem | 03 de abril de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar