Mercado

PIB dos Estados Unidos acelerou 3,0% no segundo trimestre de 2024, impulsionados por investimentos

De acordo com dados divulgados pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira (29), o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos aumentou a uma taxa anual de 3% no segundo trimestre de 2024. Este resultado marca uma aceleração significativa em comparação com o primeiro trimestre do ano, quando a economia americana cresceu 2,4%, representando um avanço de 0,6% no período.

O crescimento do PIB foi impulsionado pelo aumento dos gastos dos consumidores, que continua sendo um dos pilares da economia dos EUA. Além disso, os investimentos em estoques privados e o investimento fixo não residencial também direcionaram a expansão econômica, refletindo maior confiança empresarial e um ambiente de negócios favorável.

Em dólares correntes, o índice cresceu 5,5% no trimestre, o que corresponde a um aumento de US$ 383,2 bilhões. Essa alta reflete o crescimento real da economia, além do impacto da inflação moderada no período.

O desempenho do PIB, o qual superou as projeções dos analistas em 0,2%, indica o avanço da economia americana. Tal aceleração é indicativo de maiores níveis de produção e uma atividade industrial fortalecida. Desta forma, dado que os EUA é um grande produtor de produtos químicos, o avanço produtivo e econômico pode favorecer o mercado deste segmento, possibilitando um cenário favorável de oferta.  

Adaptado GlobalKem | 29 de agosto de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar