Mercado

Perspectivas para a economia global no médio prazo permanecerão fracas

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), durante o Fórum de Desenvolvimento da China, que espera de 2023 “outro ano desafiador”, considerando a desaceleração do crescimento global para menos de 3% devido às cicatrizes da pandemia, da guerra na Ucrânia e do aperto monetário pesando sobre a atividade econômica.

“Mesmo com uma perspectiva melhor para 2024, o crescimento global permanecerá bem abaixo de sua média histórica de 3,8%”, pontuou.

Ela também avalia como evidentes riscos para a estabilidade financeira aumentaram. “Num momento de níveis de endividamento mais altos, a rápida transição de um período prolongado de taxas de juros baixas para taxas muito mais altas, necessárias no combate à inflação, inevitavelmente gera tensões e vulnerabilidades, como evidenciado pelos desenvolvimentos recentes no setor bancário em algumas economias avançadas”, disse.

Do ponto de vista mais otimista, ela declara que as notícias sobre a economia mundial não são de todo ruins. “Podemos ver alguns brotos verdes, inclusive na China”.

A recuperação robusta significa do grande asiático deve responder por cerca de um terço do crescimento global em 2023, dando um impulso bem-vindo à economia mundial.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar