Mercado

Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 1,6% na atividade econômica no primeiro trimestre 2023

O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 1,6% na atividade econômica no primeiro trimestre em comparação com o quarto trimestre de 2022, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual o crescimento da economia no primeiro trimestre foi de 3,6%. Na análise mensal, a economia cresceu 1,8% em março, comparado a fevereiro e 4,5% com relação a março de 2022.

A exportação de bens e serviços cresceu 5,7% no primeiro trimestre. O desempenho da exportação de produtos da extrativa mineral e de serviços são os principais responsáveis pelo forte desempenho do componente. Como contribuição negativa destaca-se a retração da exportação de bens intermediários.

O total das importações retraiu 2,1% após oito meses consecutivos de crescimento nos trimestres móveis. Isto deveu-se a quedas na importação de produtos agropecuários, da extrativa, e bens intermediários. Embora a importação de serviços tenha crescido no primeiro trimestre, nota-se a diminuição de sua contribuição que havia sido significativa em 2022.

Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB, no primeiro trimestre de 2023 em valores correntes, tenha sido de 2 trilhões 830 bilhões e 489 milhões de Reais.

Fonte
FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar