Mercado

Índice de Confiança da Indústria do Aço fecha o primeiro trimestre de 2024 com queda de 0,6%

O setor siderúrgico brasileiro tem sido impactado pelo aumento do volume de importação de aço, principalmente da China, o que tem reduzido o ritmo da produção doméstica por conta da importação estar crescendo mais rápido do que a exportação da mercadoria produzida nacionalmente.

Dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil, referentes ao primeiro bimestre de 2024, confirmam o cenário, visto que as compras externas cresceram 15,7% (de 702 mil toneladas para 813 mil toneladas) em comparação ao mesmo período do ano passado.

Neste contexto, o índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), apresentou queda de 0,6 ponto em março ante fevereiro, atingindo o patamar de 44,6 pontos. A queda observada interrompe uma sequência de quatro meses seguidos do índice apresentando alta, embora os registros tenham se mantido abaixo de 50 pontos – indicando um patamar abaixo do nível de confiança.

O resultado foi impulsionado pela piora sobre a percepção da situação atual, apesar do índice de expectativas para os próximos seis meses ter apresentado aumento de 0,4% frente ao apurado em fevereiro. O posicionamento do ICIA abaixo dos 50 pontos demonstra continuidade da falta de confiança dos CEOs da indústria do aço, impactando o setor siderúrgico e o setor de insumos industriais, como químicos, polímeros e resinas.  

Adaptado GlobalKem | 02 de abril de 2024

Fonte
Instituto Aço Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar