DemandaMercado

Impacto de curto prazo da política de controle duplo da China e congestionamentos portuários no transporte de produtos químicos

A política de controle duplo da China deprimirá a demanda de embarque de produtos químicos do país no 4T21, o que limitará o aumento das taxas de frete devido aos congestionamentos nos portos fluviais do centro da China.


A China emitiu o Barômetro da Intensidade e Quantidade Total de Consumo de Energia Regional Semestral de 2021, também conhecido como política de controle duplo em 17 de agosto de 2021, que visa indústrias com alto consumo de energia e altas emissões. O rígido controle instituído por essa política tem reduzido as taxas de operação das usinas upstream e downstream no país. Projetamos redução do consumo e menor importação de produtos químicos pela China no 4T21, uma vez que o país não atenderá sua demanda de inverno devido à crise de energia. Essa redução na demanda pressionará as tarifas de frete, especificamente nas rotas Oriente Médio-China e Sudeste Asiático-China, que têm aumentado devido aos congestionamentos nos portos fluviais do centro da China.

Esperamos que o fornecimento de metanol seja reduzido na China no 4T21, uma vez que as usinas de metanol baseadas em carvão como matéria-prima estão reduzindo as taxas de operação devido às restrições de emissão e as usinas de GNL estão reduzindo a produção devido ao aumento nos preços do GNL. Por exemplo, as usinas de metanol na cidade de Yulin reduzirão as taxas de operação em pelo menos 50% no último trimestre, o que provavelmente reduzirá o fornecimento em um mínimo de 1,3 milhão de toneladas.

No entanto, é improvável que esta oferta reduzida resulte em maiores importações, já que as plantas downstream também estão enfrentando problemas semelhantes. Por exemplo, a Jiangsu Sopo fechou sua fábrica de ácido acético para reduzir o consumo de carvão, e muitos outros proprietários de fábrica seguirão o exemplo. Além disso, as fábricas de MTO (metanol em olefinas) também reduziram as taxas de operação em muitas regiões da China devido à falta de energia associada aos altos preços do metanol (matéria-prima). Portanto, projetamos que as importações de metanol da China caiam para 12,8 milhões de toneladas em 2021 contra 13,0 milhões de toneladas em 2020. Essa queda é significativa considerando que a China já importou 11,1 milhões de toneladas de metanol até o 3T21, e esperamos que as importações no 4T21 caiam abaixo de 3,0 milhões toneladas.

A produção de paraxileno (PX) nos primeiros nove meses de 2021 pelas plantas chinesas foi menor do que o previsto anteriormente, pois o baixo spread entre o PX e a nafta-matéria-prima reduziu a margem de lucro dos operadores das plantas, obrigando-os a reduzir as taxas de operação. Atualmente, as plantas downstream de PTA reduziram as taxas de operação devido ao controle de energia e ao fraco mercado de poliéster, o que reduzirá ainda mais a produção e as importações de PX pela China no 4T21. Esperamos que a China importe 13,5 milhões de toneladas de PX em 2021 em comparação com 14,0 milhões de toneladas em 2020.

Além disso, esperamos que a produção de PTA diminua, uma vez que o custo do ácido acético está aumentando devido ao fechamento de fábricas na China. O cenário para o monoetilenoglicol é o mesmo, com redução da oferta devido às paradas antecipadas das usinas em meio à crise de energia.

No setor de inorgânicos, esperamos que a China corte a produção e as exportações de soda cáustica, visto que até mesmo os produtores de cloro e álcalis na China provavelmente reduzirão as taxas de operação para cumprir as restrições de energia. Isso levará a uma crise de oferta em um mercado já apertado. O aperto do mercado foi devido à baixa produção de soda cáustica pelos EUA por causa do ciclone Ida.

No entanto, esperamos que o mercado de legumes não seja afetado devido à alta demanda sazonal no inverno. Prevemos que o impacto das interrupções de energia será limitado ao 4T21, com a demanda de remessa de produtos químicos aumentando e a planta operando com taxas médias de operação a partir de 2022.

A China importou 67,1 milhões de toneladas de produtos químicos líquidos / vegetais em 2020. Esperamos que o volume de importação do país diminua 5% em 2021, devido à combinação de rápida expansão da capacidade doméstica, interrupções de energia e política de controle duplo.

Congestionamentos nos portos fluviais do meio da China

Congestionamentos nos portos fluviais do centro da China devido à escassez de pilotos e às restrições da Covid já desencorajaram os armadores nessas rotas. Esperamos que os armadores cobrem uma recompensa nessas rotas, uma vez que esses congestionamentos provavelmente persistirão ao longo do 4T21 e no 1T22 se os regulamentos da Covid continuarem afetando as operações portuárias no país. Os congestionamentos nos portos aumentaram as taxas de frete no Oriente Médio para a China, no sudeste da Ásia para a China e nas rotas intra-nordeste da Ásia.

Conclusão

O quadro sombrio da demanda de transporte de produtos químicos no 4T21 reduzirá a atividade comercial no Oriente Médio para a China, Sudeste Asiático para a China e rotas intra-nordeste da Ásia e limitará os ganhos adicionais nas taxas de frete causados ​​por congestionamentos nos portos entre outubro e dezembro. Além disso, essa redução da demanda provavelmente diminuirá o aperto na oferta no mercado de transporte marítimo de produtos químicos, com os navios ficando disponíveis para o comércio em rotas diferentes. A tonelagem disponível provavelmente mudará para o mercado de CPP, onde a demanda por produtos refinados aumentará no inverno.

Fonte
Hellenic Shipping News
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar