Mercado

IGP-10 varia 0,62% em dezembro de 2023

O IGP-10 é um índice que registra a inflação de todos os segmentos, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. O cálculo desse índice consiste em uma média ponderada do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,81% em dezembro. No mês anterior, o índice havia registrado taxa de 0,60%. Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais variaram de 0,13% em novembro para 0,36% em dezembro. A taxa do grupo Bens Intermediários passou de 0,97% em novembro para -0,20% em dezembro. A principal contribuição para este movimento partiu do subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa passou de 1,16% para 0,09%. O índice do grupo Matérias-Primas Brutas passou de 0,65% em novembro para 2,45% em dezembro. Dentre as principais contribuições para o avanço da taxa do grupo, estavam minério de ferro, soja e milho em grãos.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,22% em dezembro. Em novembro, o índice variara 0,39%. O grupo Alimentação teve variação de 0,4%, igual do último mês. Em contrapartida, os grupos Habitação, Despesas Diversas e Transportes apresentaram avanço em suas taxas de variação.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,01% em dezembro. No mês anterior, a taxa foi de 0,18%. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de novembro para dezembro: Materiais e Equipamentos, Serviços e Mão de Obra. Entre as principais influências negativas estavam Tubos e conexões PVC, Eletrodutos de PVC, Vergalhões e Arames de Aço e Sistemas de Tratamento de Esgoto.

Adaptado GlobalKem | 27 de dezembro de 2023

Fonte
FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar