Índice de Confiança da Construção recua 1,4 ponto em abril
O índice de Confiança da Construção, apresentado pela FGV IBRE caiu 1,4 ponto em abril, alcançando 95,2 pontos e contribuindo para o segundo mês consecutivo de queda. Na média móvel trimestral, o índice variou -0,2%.
Neste mês, o resultado do índice foi influenciado pela correção de expectativas, principalmente relacionadas ao segmento de Edificações. No entanto, apesar do resultado ir de encontro às notícias sobre o crescimento da atividade e dos negócios no mercado imobiliário residencial, a redução se deu por um deslocamento de assinalações de crescimento para estabilidade.
Neste cenário, o Índice de Situação Atual, manteve-se aos 94,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas apresentou uma queda de 2,9 pontos, para 96,5 pontos, atingindo o menor valor desde outubro de 2023 (96,2 pontos).
O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção aumentou 1,6 ponto, para 79,9%. O resultado foi devido a avanços nos NUCIs de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos, que tiveram alta de 1,6% e 1,1%, respectivamente.
As movimentações observadas no índice devem refletir no mercado de insumos utilizados para a construção civil, incluindo o mercado de Cal, Aço e Polímeros.
Adaptado GlobalKem | 25 de abril de 2024