Mercado

Klabin divulga resultados do 1T24: Produção de celulose reduziu 6%, enquanto a de papéis teve alta de 21%

Nesta quinta-feira (25), a Klabin- maior produtora e exportadora de papéis para embalagens – divulgou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. O EBITDA ajustado, que informa os lucros antes da dedução das despesas e amortizações, registrou R$ 1,652 bilhão no primeiro trimestre de 2024 (1T24), aumentando 2% frente ao 4T23 e 15% menor comparado ao 1T23.

Tratando-se do volume de vendas, no quesito financeiro, o mercado interno representou 58%, registrando alta de 1% frente ao mesmo período no ano anterior. Além disso, apesar da comercialização de papéis e embalagens ter apresentado aumento de 16% e 1%, respectivamente, as vendas de celulose decaíram 3% no mesmo período comparativo.

Em volume, as vendas de papéis aumentaram 21% no primeiro trimestre de 2024, frente ao mesmo período no ano anterior, enquanto o volume de vendas de celulose foi equivalente a 382 mil toneladas ante 408 mil toneladas em 2023 (-6,0%). O volume total de produção foi de 1,054 milhão de toneladas entre janeiro e março do ano vigente.

Em relação a celulose, uma maior demanda por fibra longa e curta contribuiu para aumentos consecutivos nos preços das duas fibras. Além disso, o cenário de greve nos portos da Finlândia, níveis baixos de estoque e ataques a pontos logísticos estratégicos no mercado internacional, contribuíram para o aumento dos preços. Como resultado, os preços na Europa apresentaram alta de 23% na fibra curta e 11% na fibra longa. Perante a produção, a celulose decaiu 6,0% em relação ao produzido tanto no 4T23, quanto no 1T23.

A receita líquida total da empresa foi de R$ 4,430 bilhões no 1T24, cerca de 8% menor em comparação ao mesmo período em 2023, dada a queda nos preços nacionais da celulose e do kraftliner, além da desvalorização do dólar americano em relação a moeda brasileira.

Segundo a Klabin, o primeiro trimestre foi marcado por melhores condições nos segmentos de atuação da empresa. A celulose registrou recuperação dos preços, enquanto o Kraftliner retomou suas atividades perante o aumento da demanda. E as vendas de embalagens de papelão ondulado foram mais aquecidas, devido a utilização para os segmentos de alimentos industrializados e laticínios.  

Adaptado GlobalKem | 25 de abril de 2024

Fonte
Klabin
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar