Mercado

Fevereiro surpreende com alta no setor automobilístico brasileiro, podendo impactar o mercado de polímeros

De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) no dia 07 de março, o mês de fevereiro superou o mês antecedente com alta nos três principais indicadores da indústria automobilística brasileira – produção, vendas e exportação – demonstrando o aquecimento do mercado.

A produção alcançou o patamar de 189,7 mil veículos, superando em 24,3% o volume apresentado no mês de janeiro. Vale ressaltar que o aumento na produção não atingiu somente os autoveículos, mas também o seguimento de pesados, com a produção de ônibus atingindo 3,9 mil unidades ao final do primeiro bimestre de 2024.

A alta observada na produção de veículos também corroborou para elevação na porcentagem de emplacamento, apresentando alta de 2,12%, de janeiro para fevereiro, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 O acumulado em vendas no somatório dos primeiros dois meses do ano, foi 19,8% superior em comparação ao mesmo período no ano de 2023. Em contrapartida, embora a exportação tenha apresentado aumento de 62,7%, o seu valor acumulado foi 28% abaixo na comparação com o ano passado.

As movimentações do setor automobilístico impactam diretamente o mercado de polímeros e resinas, por ser um dos maiores setores consumidores, além de demandar grandes quantidades de tecidos e alumínio. O aumento no volume de produção, principalmente, deve comover à procura por esses materiais.

Adaptado GlobalKem | 18 de março de 2024

Fonte
AnfaveaFenabrave
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar