Mercado

Copom decide reduzir taxa básica de juros para 11,25% ao ano

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), foi decidida uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, fixando-a em 11,25% ao ano. Essa medida é parte de uma estratégia para promover a convergência da inflação para a meta estabelecida, especialmente nos anos de 2024 e 2025.

O cenário internacional incerto, marcado por debates sobre flexibilização de política monetária em grandes economias e por pressões nos mercados de trabalho, influenciou a decisão. No âmbito doméstico, indicadores de atividade econômica corroboram com a desaceleração prevista pelo Copom, enquanto a inflação ao consumidor continua em trajetória de desinflação.

As projeções do Copom para a inflação situam-se em 3,5% em 2024 e 3,2% em 2025, com riscos tanto de alta quanto de baixa. A redução da taxa básica de juros visa não apenas garantir a estabilidade de preços, mas também suavizar as flutuações na atividade econômica e promover o pleno emprego.

O Comitê sinalizou que, mantido o cenário esperado, novas reduções de mesma magnitude podem ocorrer nas próximas reuniões, dependendo da evolução dos indicadores econômicos e do balanço de riscos.

Com o aumento da acessibilidade aos empréstimos e a disposição dos consumidores para gastar mais, alguns setores como construção civil e infraestrutura devem ser estimulados. Com isso, podem impactar também na demanda por insumos químicos envolvidos na produção, como a Cal, Soda Cáustica, dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 01 de fevereiro de 2024

Fonte
Banco Central do Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar