Mercado

Confiança do Comércio recuou pelo segundo mês consecutivo, agora em 3,0 pontos

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE recuou pelo segundo mês consecutivo em outubro, agora em 3,0 pontos, para 89,2 pontos. Em médias móveis trimestrais também houve queda de 0,8 ponto.

Segundo a FGV IBRE, o comércio parece ainda não ter sentido os efeitos das reduções da Selic e desaceleração da inflação nos últimos meses. Os comerciantes seguem infelizes com o momento da economia, de demanda enfraquecida e aumento dos estoques em variados segmentos.

Em outubro, a segunda queda consecutiva do ICOM foi disseminada em 5 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais. Em sua quarta variação negativa, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,0 pontos, para 92,2 pontos, mantendo-se no menor patamar desde maio desse ano (90,1 pontos). No mesmo sentido, o Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 3,8 pontos, para 86,7 pontos, se distanciando do patamar de 90 pontos e sinalizando pessimismo para os próximos meses.

Em outubro, os três principais obstáculos aos comerciantes foram competição, demanda fraca e custos financeiros. A competição se destaca como a principal preocupação em 3 dos 6 principais setores. Mesmo com melhorias recentes nos indicadores econômicos, como redução da inflação e aumento do poder de compra dos trabalhadores, muitas empresas ainda reclamam da demanda. Além disso, embora os custos financeiros permaneçam altos, têm diminuído gradualmente nos últimos meses, seguindo a queda das taxas de juros iniciada em agosto.

Adaptado GlobalKem | 31 de outubro de 2023

Fonte
IBRE FGV
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar