Mercado

As exportações de gás da Rússia devem cair em 2023

Outrora a principal fonte de gás natural da Europa, as exportações de gasodutos da Rússia neste ano provavelmente serão metade do total do ano passado, dizem analistas e a mídia russa.

As evidências estão se acumulando sobre a desintegração constante da vital indústria de exportação de gás natural da Rússia desde a invasão da Ucrânia pelo país.

Os noticiários russos estimam que as exportações de gás da Rússia por gasoduto podem cair até 50% em volume este ano em relação ao ano passado. E o ano passado foi um ano especialmente ruim.

A Rússia tem se saído surpreendentemente bem em manter sua participação nos mercados de petróleo, apesar dos embargos ocidentais, embora a necessidade de vender com desconto tenha reduzido profundamente a receita.

É provável que a Rússia veja algum ganho nas vendas de gás para a China e, potencialmente, para a Turquia – agora os maiores clientes de gás de Moscou. A Rússia exporta gás para a China usando um gasoduto chamado Power of Siberia, e está tentando construir outro link. Mas, neste momento, a China é apenas uma fração do mercado que a Europa costumava ser para o gás russo.

Fonte
New York Times
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar