Logística

Setor portuário movimentou mais de 730 milhões de toneladas no primeiro semestre

Entre janeiro e julho o setor portuário movimentou cerca de 732,3 milhões de toneladas. Isso representa um acréscimo de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Em julho, o setor movimentou mais de 115,7 milhões de toneladas. O crescimento de 4,8% em comparação a julho de 2022 foi impulsionado pelo aumento na movimentação de Minério de Ferro e de Petróleo, com aumento de 2,2% e 22,6%, respectivamente. 

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 75,83 milhões de toneladas movimentadas em julho de 2023. O número representa um aumento de 6,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já os portos públicos movimentaram aproximadamente 40 milhões de toneladas durante o mês de julho, o que representa um aumento de pouco mais de 1% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

O aumento da atividade portuária atrai investimentos e tecnologias que aprimoram a eficiência e reduzem custos operacionais. Essa melhoria na infraestrutura portuária não apenas acelera o processo de movimentação de matérias-primas e produtos acabados, tornando-o mais rápido e econômico, mas também beneficia a indústria ao garantir um abastecimento eficiente de insumos e facilitar o escoamento de suas produções para o mercado internacional. Isso, por sua vez, impulsiona a competitividade industrial, promove o crescimento econômico e fortalece a capacidade de exportação, resultando em benefícios significativos para a economia como um todo.

Adaptado GlobalKem | 14 de setembro de 2023

Fonte
ANTAQ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar