MercadoNotícias

Indorama Ventures conclui aquisição da Oxiteno e amplia crescimento nos mercados de surfactantes

A Indorama Ventures Public Company Limited (IVL), companhia química global sustentável, acaba de concluir a aquisição total da Oxiteno S.A. Indústria e Comércio, se tornando um fornecedor mundial líder no mercado de tensoativos de alto valor. Anunciada em agosto de 2021, a compra da antiga subsidiária da Ultrapar Participações S.A. passa a vigorar a partir de 1º de abril de 2022, após a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com a aquisição, a IVL amplia seu perfil de crescimento para mercados altamente atrativos na América Latina e nos EUA, se tornando a principal produtora de surfactantes nas Américas, com potencial adicional de expansão na Europa e Ásia.

Para D K Agarwal, CEO da IVL, a compra está alinhada à Visão 2030 da empresa de aumentar a liderança no setor em sustentabilidade e ao objetivo contínuo de dobrar o EBITDA a cada cinco anos. “Com base em nossa experiência de concluir cerca de 50 aquisições em 20 anos, a qualidade das pessoas da Oxiteno e nossos valores compartilhados foram considerações importantes. A Oxiteno traz uma excelente equipe de gestão, forte relacionamento com clientes no Brasil, Uruguai e México, expertise em inovação em sustentabilidade e um forte programa ESG/sustentabilidade. Damos as boas-vindas aos novos membros da família IVL e esperamos cumprir nosso propósito de “reimaginar a química juntos para criar um mundo melhor”, ressalta.

A Oxiteno passa a fazer parte do segmento de negócios Integrated Oxides and Derivatives (IOD) da IVL, desenvolvido, em 2020, com a compra de ativos da norte-americana Huntsman (transação Spindletop). A frente de negócio é uma impulsionadora de crescimento de alta margem, ao lado da de PET Combinado (CPET) e de Fibras. Juntos, os três segmentos da IVL criam uma plataforma integrada mais forte e resiliente ao longo da cadeia de valor petroquímica da empresa.

A aquisição inclui 11 fábricas da Oxiteno na América Latina e nos EUA, 5 centros de P&D, uma equipe de gestão experiente, forte histórico de governança ambiental e experiência em inovação em química verde. Por meio da Oxiteno, o segmento de IOD assume uma posição de liderança em tecnologias que atendem a soluções de surfactantes de alto valor agregado (HVA), lideradas pela inovação em atraentes mercados de cuidados pessoais e domésticos, soluções agrícolas e mercados de revestimento e recursos. Esses fatores, somado ao crescimento consistente do mercado de surfactantes na última década – impulsionado por tendências de crescimento populacional, urbanização e crescente conscientização sobre higiene em meio à pandemia global – aumentam a estabilidade e a resiliência dos lucros.

“Esta aquisição, altamente complementar, impulsiona o potencial de crescimento de IOD e deixa o nosso portfólio global integrado mais premium. O negócio de tensoativos da Oxiteno amplia nosso perfil para produtos de marcas de maior margem e mais próximos do consumidor final em mercados em crescimento e muito atrativos. São tempos emocionantes para o segmento de IOD, e dou as boas-vindas aos nossos novos colegas da Oxiteno para nossa jornada juntos. Essa é uma oportunidade para que as pessoas talentosas da Oxiteno alcancem todo o seu potencial como parte da maior companhia petroquímica, que compartilha dos mesmos valores e do compromisso mútuo com a sustentabilidade”, diz Alastair Port, presidente executivo de IOD na IVL.

Para João Parolin, CEO de IOD América do Sul (ex-CEO da Oxiteno), a transação é uma oportunidade para a Oxiteno continuar crescendo, impulsionando a transformação e contribuindo para o bem-estar das pessoas por meio da química. “Estamos muito confiantes em nosso futuro, especialmente considerando que a visão da IVL está 100% alinhada com a nossa. Juntos, continuaremos a impulsionar a inovação liderada pela sustentabilidade para construir portfólios perenes que deixam um legado positivo para a sociedade” comenta. Ainda segundo o executivo, a oferta de produtos da Oxiteno permanece a mesma e é aprimorada por estar vinculada a uma empresa complementar com forte presença global, um portfólio de produtos integrado e inovador e profundo conhecimento em toda a cadeia de valor petroquímica.

Joel Saltzman, CEO de IOD na América do Norte acrescenta que a adição das unidades fabris da Oxiteno no México e nos EUA oferece uma vantagem significativa para o fornecimento de matéria-prima da IVL na região. “A maior presença no México é benéfica para nossos negócios existentes, nos tornando mais competitivos no mercado. A unidade de Pasadena da Oxiteno, no Texas, acelera os planos de crescimento de surfactantes da IOD nos EUA”, diz.

A transação da Oxiteno tem um valor empresarial de 6,3x EV/EBITDA com base nos resultados de 2021 e tem ganhos imediatos. É totalmente financiado por fluxos de caixa livres, incluindo um pagamento diferido de US$ 150 milhões em abril de 2024, ativos de capital de giro de curto prazo e dívida com juros. A IVL espera gerar uma economia de US$ 100 milhões por meio de ajustes de portfólio, otimização de ativos e excelência operacional.

Fonte
Oxiteno
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar