Demanda

Volume de vendas no comércio tem alta de 0,7% em julho

O comércio varejista nacional teve alta de 0,7% em julho, após variação de 0,1% em junho. Com isso, a média móvel trimestral, depois de registrar recuo de 0,2% no trimestre encerrado em junho, variou 0,1% no tri encerrado em julho. O acumulado do ano, ante o mesmo período do ano anterior, registra alta de 1,5%. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas no comércio acumula expansão de 1,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (15) pelo IBGE. A PMC também mostra que, frente a julho de 2022, o mês de julho de 2023 teve alta de 2,4%.

Segundo especialistas da pesquisa, esse crescimento ainda pode ser considerado baixo, mesmo que maior que a última pesquisa.

Quatro atividades tiveram alta no mês: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (11,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%); Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Já pelo lado das quedas, as atividades de destaque foram tecidos, vestuário e calçados (-2,7%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%); Móveis e eletrodomésticos (-0,9%); Combustíveis e lubrificantes (-0,1%) fecham as variações negativas de julho. Junto com esses mercados, movimenta-se também a demanda de outros setores como polímeros, metalurgia, papel e celulose, fertilizantes, químicos, dentre outros bens de consumo que, por sua vez, estimulam a demanda por produtos químicos, tais como PVC, PE, PP, Cal e Soda Cáustica.

Adaptado GlobalKem | 19 de setembro de 2023

Fonte
Agência de Notícias IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar