Demanda

Sinduscon-SP e FGV divulgam projeções para a construção civil em 2024

Após um ano de intensa desaceleração, a construção civil brasileira deve voltar a acelerar em 2024. O PIB da construção deve subir 2,9% em um cenário mediano, podendo chegar a 3,4% em cenário otimista e 1,6% em cenário pessimista, segundo as projeções divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

Um dos principais pontos considerados é a continuidade de redução da taxa Selic pelo bacen, que refletirá na queda dos juros de financiamentos – tanto para as construtoras quanto para os consumidores.

Ainda há expectativas de melhora dos lançamentos de empreendimentos residências que envolvam o Minha Casa, Minha Vida, que possui novas regras desde julho e influências do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já quanto às obras de infraestrutura, esperam-se melhoras com a execução dos projetos já contratados para rodovias, ferrovias e aeroportos. Com a chegada das eleições municipais, há tendência de aumento de gastos em obras públicas.

Adaptado GlobalKem | 07 de dezembro de 2023

Fonte
Sinduscon SP
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar