Após três meses sem variações, o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro apresentou retração em setembro, passando de 45,8% para 45%. O resultado é o mais baixo desde dezembro de 2023, indicando que a atividade industrial da região está enfraquecida.
A queda do índice veio como resultado do momento de fraqueza da atividade industrial alemã, maior economia da área, em que o chamado “bolsão de crescimento” registrou o patamar de apenas 40,6, com piora pronunciada nas condições fabris em 12 meses.
A tendência de queda vista na produção de bens na zona do euro até o final do terceiro trimestre também foi um dos direcionadores para a retração do PMI, dado o ritmo de contração mais acelerado no acumulado do ano e a consequente queda da demanda em meio a volumes de produção mais baixos.
Além do cenário de produção conflituoso, o índice de novos pedidos também retraiu na região, seguido do enfraquecimento do desempenho das vendas, dada a retração acentuada nas exportações.
Adaptado GlobalKem | 02 de outubro de 2024