Expectativa positivista perante macroeconomia chinesa deve aumentar a demanda por insumos siderúrgicos e industriais
Na última sexta-feira (17), as autoridades chinesas anunciaram medidas governamentais na tentativa de reaquecer o setor imobiliário do país, de maneira a estimular a ocupação do alto número de imóveis disponíveis e auxiliar na recuperação econômica da China, dado o impacto negativo da crise imobiliária nos últimos meses. Neste sentido, cerca de 42,25 bilhões de dólares foram cedidos pelas autoridades para projetos de habitação subsidiada e redução das entradas exigidas para a compra de casas.
Em decorrência das especulações acerca do favorecimento do setor imobiliário e da construção civil, alguns investidores têm apostado em uma maior demanda de insumos siderúrgicos após o apoio do governo da China, contribuindo para que os contratos de minério de ferro registrassem a maior alta na bolsa de Dalian desde fevereiro, a US$ 127,22/tonelada, mesmo com os níveis de estoques em patamares elevados na China.
Caso o sentimento macroeconômico positivo se concretize, a demanda por insumos siderúrgicos e industriais como a Cal, a Soda Cáustica e o Ácido Sulfúrico, além do minério de ferro, deve aumentar, levando em consideração que a China é um dos maiores produtores de aço.
Adaptado GlobalKem | 22 de maio de 2024