GlobalKem entrevista Ronaldo Eiras, comentando sobre as perspectivas futuras da Brenntag e o mercado nacional de produtos químicos
Confira a entrevista exclusiva com Ronaldo Eiras, Diretor Comercial na Brenntag Brasil, sobre as perspectivas futuras da empresa, seus investimentos e o mercado nacional de produtos químicos.
GlobalKem: Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um conteúdo exclusivo do GlobalKem. Eu sou o Murilo e hoje tenho o prazer de receber o Ronaldo Eiras, Diretor Comercial da Brenntag Brasil. Ronaldo, primeiramente, muito obrigado pelo seu tempo e disponibilidade de estar aqui conosco. Gostaria de saber se você quer falar algo antes de entrarmos nas perguntas.
Ronaldo Eiras: Murilo, boa tarde! O prazer e a honra é toda minha. Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês. No que eu puder agregar, em termos de informações, será um prazer!
GlobalKem: Maravilha! Muito obrigada, Ronaldo. Vou iniciar com as perguntas e nós vamos discutindo mais a fundo conforme a conversa for fluindo. Sabemos que a Brenntag é a principal empresa atuante na distribuição de produtos químicos e matérias-primas, então gostaria de saber como foi o surgimento da companhia aqui no Brasil e qual a relevância dela no fornecimento desses produtos no mercado nacional?
Ronaldo Eiras: Muito boa a pergunta para iniciar a entrevista. A Brenntag é uma empresa alemã, com o nosso headquarter localizado na cidade de Essen. Nós temos participação praticamente em todos os países do mundo em que é possível ter um sistema de distribuição. A Brenntag é a maior distribuidora de produtos químicos, mas isso não é somente o objetivo dela, isso é uma consequência. O que a Brenntag realmente gosta é atuar nos mais diferentes mercados, dos diferentes países e regiões. No Brasil, a Brenntag entrou através da aquisição da HCI, uma empresa de distribuição holandesa que já estava instalada no país, adquirida pela companhia. Então a Brenntag é uma empresa que, além do crescimento orgânico, trabalha com a parte de aquisições, no mundo inteiro. Nós gostamos de crescer organicamente, mas também olhando as oportunidades de boas empresas no mercado dentro dos patamares e estratégia que a Brenntag tem traçado para crescimento no país específico que ela está atuando.
GlobalKem: Maravilha! Nós temos acompanhado e sabemos que a empresa tem esse crescimento mais orgânico. Também temos visto que a empresa está fortemente vinculada às questões relacionadas a responsabilidade ambiental e todo esse panorama de ISG. Recentemente, vimos que a empresa recebeu, pela segunda vez consecutiva, a classificação de sustentabilidade da EcoVads, então eu queria saber como a Brenntag tem lidado e planeja continuar lidando com essa crescente expectativa em relação aos consumidores quanto a medidas regulatórias e a todo esse panorama de sustentabilidade?
Ronaldo Eiras: Sim! Bem, hoje esse é um ponto primordial dentro da Brenntag, pois a sustentabilidade é a palavra de ordem em todas as nossas ações. Este termo engloba tudo, desde a parte de segurança, meio ambiente, até o ambiente de trabalho, então eu falo que a sustentabilidade é um default para nós. Nossa raiz está dentro da sustentabilidade, ela está presente em todas as nossas ações, seja de crescimento, de aquisição, desenvolvimento de novos produtos, estamos buscando cada vez mais a sustentabilidade, mesmo que em produtos químicos. A Brenntag está participando de várias iniciativas para obtermos como nosso driving, para matérias-primas com bases sustentáveis e para que nós possamos produzir ou distribuir produtos também nessa linha. Além disso, é importante informar que a Brenntag, além da parte de distribuição na América Latina, mais especificamente no Brasil, tem produção, mas de fertilizantes líquidos. Nós temos duas plantas de fertilizantes, uma localizada em São Paulo e outra localizada em Paraná, onde vamos fazer startup entre o final desse ano e início do próximo. E eu estou comentando sobre esse assunto porque a nossa parte de fertilizantes é voltada para nutrição, nós não trabalhamos com defensivos, nada disso, é nutrição vegetal, e trabalhamos com produtos extremamente sustentáveis. Nós temos formulações com base de algas e aminoácidos, então a gente procura levar a sustentabilidade no nosso dia a dia, sabendo que, quanto mais sustentável nós formos, mais sucesso nós teremos futuramente. Então “sustentabilidade” é realmente a palavra de ordem dentro da Brenntag, considerando todas as localidades do mundo.
GlobalKem: E é realmente muito importante você trazer esse ponto em relação aos fertilizantes porque a gente sabe que a procura por fertilizantes aqui no Brasil é um direcionador fundamental para a demanda de produtos químicos. Sabemos que qualquer movimentação que ocorre dentro desse segmento tem reflexo direto, não só na oferta, mas também na demanda dos insumos químicos aqui no Brasil. A pauta da sustentabilidade tem sido um ponto de discussão inevitável para as empresas nos últimos anos por envolver, não só a utilização e as formas de distribuição dos insumos, mas também os métodos de produção e os custos energéticos. Assim, considerando todo esse panorama, especialmente o de energia, dado que eles afetam diretamente o preço final dos insumos químicos, como por exemplo a Soda Cáustica, como a empresa tem enfrentado os desafios atuais relacionados a esses aumentos dos custos energéticos e como a Brenntag encara essas recentes movimentações nacionais em relação a oferta e maior competitividade em relação ao produto externo?
Ronaldo Eiras: Muito boa a pergunta, Murilo! Agradeço a oportunidade de comentar sobre isso. Realmente, nós vivemos em uma situação muito delicada, principalmente atualmente com os maiores problemas vindo do Oriente Médio. Desde os recentes acontecimentos, os preços têm sido afetados, principalmente os preços do petróleo, então isso vai nos atingir, não tem como fugir a isso. Nós temos trabalhado dentro da Brenntag para combater os termos competitivos nos apoiando na eficiência. Nós temos que focar na melhoria de nossa eficiência e da nossa produtividade, melhorando as ferramentas para os nossos funcionários, apoiando-os totalmente. Então a gente vê que isso atinge muito o nosso dia a dia, nós convivemos com isso, é uma realidade do Brasil. Hoje já tem bastante tempo de mercado, são ciclos que vem e vão, alguns piores e outros melhores, uns mais longos e outros mais curtos, mas nós aqui do Brasil temos o dever de gerenciar isso. Desta forma, a palavra mim nesse caso realmente é produtividade, eficiência nas operações, rapidez em atendimento, sabe? Trabalhar em toda a cadeia e se adaptar. Nós temos as estratégias para cada negócio, as quais muitas vezes precisam ter alguns desvios, mas que o objetivo maior é sempre trazer crescimento para a companhia, para os clientes e, principalmente, para o Brasil, é isso que nós trabalhamos. Então, respondendo sua pergunta, vai ser através de eficiência e aumento de produtividade de nosso time que nós conseguiremos melhorar esses impactos. Em relação ao aumento da competitividade, isso nos atinge diretamente, inclusive em várias cadeias, principalmente na cadeia do agro, que alguns traders de matéria-prima trazem para nós. Então isso para nós, se realmente a gente conseguir aumentar a nossa competitividade, isso vai nos ajudar bastante a termos condições e custo mais controlado de nossos produtos, podendo atuar de uma forma melhor e mais eficiente no mercado. Além de continuar o nosso crescimento, que é o principal objetivo da companhia.
GlobalKem: Perfeito, então! E considerando todo esse cenário que você trouxe para a gente, eu queria saber como que vocês enxergam o futuro dos insumos químicos aqui no mercado nacional, além de detalhar mais um pouquinho a questão da competitividade e como que a empresa está planejando se manter competitiva no longo prazo.
Ronaldo Eiras: Ok. Bem, em relação a competitividade, nós temos feito muitos investimentos na área de treinamentos pessoal, isso em toda a cadeia. Nós gostamos de ter um mix de experiências com jovens talentos, com o pessoal de experiência média, e com o de experiência longa. Eu acho que isso é fundamental para o crescimento de uma empresa, essa troca de experiência. Então nós temos investido nisso, treinado os nossos novos talentos, reciclado o pessoal mais antigo também. A nossa ideia é continuar investindo nisso para que cada um aumente a sua produtividade. Além disso, nós respeitamos muito o tempo de casa das pessoas, nós temos um sistema flexível aqui dentro da Brenntag, no escritório, e isso também da oportunidade para que as pessoas possam buscar melhorias, com o nosso apoio, seja intelectualmente ou profissionalmente, então nós realmente acreditamos que investir em pessoas é a chave o sucesso para tudo, pois a empresa são pessoas. Nós temos uma política de diversidade extremamente forte, já enraizada na cultura da Brenntag, e nos faz muito bem. Queremos ser uma empresa em que as pessoas olhem e queiram vir trabalhar. Demos oportunidade para as pessoas e temos notado que os processos têm trazido muita produtividade das pessoas, além de comprometimento e engajamento. E eu acredito que isso é fundamental. Você poderia repetir a primeira parte da pergunta, por gentileza?
GlobalKem: Claro!A primeira parte foi basicamente uma pergunta de como vocês enxergam o segmento de insumos químicos industriais aqui no mercado nacional.
Ronaldo Eiras: Olha, nós estamos extremamente otimistas até pelo números, né? Principalmente na parte de distribuição, onde ainda temos muito para crescer, isso porque o mercado brasileiro ainda está muito abaixo da média mundial da participação dos distribuidores na venda de produtos químicos. Nós temos uma média de 25-30%, e eu acredito que hoje, vamos esperar os últimos números aí desse ano, mas acho que a gente esteja em 12%. Então a gente acredita muito na parte de crescimento da parte de distribuição de produtos químicos e muito mais ainda na parte nossa de divisão de agro, que é uma das que mais cresce dentro da Brenntag hoje. Acreditamos que a maior parte do nosso faturamento, em poucos anos, virá da parte agro, no Brasil.Eu tenho até um slogan, que eu brinco com o pessoal, que o agro no Brasil não fala português, fala brasileiro. Então tem que ser brasileiro para trabalhar, para entender esse segmento. Agradecemos o capital internacional, mas para tocar o dia a dia do agro, tem que ser brasileiro, tem que estar mordido pelo bichinho do agro que, depois que você é mordido pelo bicho você fica contaminado.
GlobalKem: É, não tem muito como escapar. Você realmente precisa falar a língua dos produtores aqui do Brasil, onde sabemos que há um cenário único, quando comparado ao cenário global.
Ronaldo Eiras: Exatamente, nós somos uma potência! Eu acredito que o único país que possa fazer alguma frente no agro em relação ao Brasil é os Estados Unidos. Nós temos clima, apesar das adversidades desse ano com a seca e grandes chuva, mas isso a gente tem que lidar. Mas assim, o país é um potencial incrível no agro, e a Brenntag está cada vez mais está inserida nesse mercado.
GlobalKem: Não, sem dúvida alguma. Aproveitando esse gancho que você trouxe, eu queria saber se a empresa tem planos de investimento futuros, além do cenário do agro? E se existe planejamento de expansão das atividades de químicos e polímeros aqui no território nacional.
Ronaldo Eiras: Sim! A Brenntag tem como objetivo continuar crescendo dentro do Brasil, organicamente e com aquisições, isso é o nossos dia a dia, está no nosso DNA, e assim que vamos seguir. E hoje nós temos investimento em praticamente todas as plantas. Infelizmente nós fomos atingidos na planta de Esteio, no Rio Grande do Sul, com as chuvas, e estamos retomando a atividade agora. Teve um engajamento muito forte de todos lá que foram atingidos, para que a gente pudesse retornar, mas assim, isso aconteceu e a Brenntag deu todo o suporte a comunidade que está em volta da nossa operação, ao estado, demos muitos mantimentos, e toda ajuda possível. Então estamos retomando a nossa unidade que estava inclusive em obra de expansão. Nós tínhamos como programado que seria a nova partida da planta, com essa nova expansão no meio do ano, mas isso não pôde acontecer, devido aos incidentes. Então nós estamos investindo muito na planta de Esteio, que ela retoma agora e já com uma parte de expansão praticamente pronta. Em Guarulhos a gente não para, é uma das nossas maiores unidades, contando com mais de 114 tanques em operação para distribuição de produtos químicos e utilização na produção de fertilizantes. Além disso, nós temos unidades agora em Brusque – SC, que é a segunda maior da América Latina, também com investimento. Temos uma unidade supernova no Paraná, que é a de Nova Esperança, que será a segunda planta de fertilizante líquido, além de contar com toda a parte de distribuição. Então nós acreditamos muito e pode ver, uma empresa que tem toda essa estrutura no Brasil, é porque acredita no crescimento.
GlobalKem: Sem dúvida alguma!
Ronaldo Eiras: E nós começamos isso, por incrível que pareça, em 2020, no ano da pandemia. Nós não paramos, então isso chamou muita atenção e a ideia é continuar crescendo, organicamente, com novos produtos em portifólio, com novos mercados, desenvolvendo novos clientes, reativando outros clientes, enfim, e com aquisições, como eu falei anteriormente. Nós estamos extremamente otimistas com o futuro do Brasil com a parte de distribuição de produtos químicos e fabricação de fertilizantes líquidos.
GlobalKem: Sim! Então, boas perspectivas para o futuro não faltam aí dentro da empresa.
Ronaldo Eiras: Não. E eu gostaria de comentar mais um assunto dentro do agro, nós estamos desenvolvendo a parte de fertilizantes biológicos, reforçando ainda mais a sustentabilidade. Iniciamos as atividades nesse último trimestre do ano, com a comercialização de fertilizantes biológicos, que hoje é o que tem de melhor no ramo da sustentabilidade. Então você vê que estamos investindo e vamos continuar investindo, buscando principalmente um crescimento sustentável dentro de todas as nossa cadeias de fornecimento.
GlobalKem: Sem dúvida alguma, a demanda por bioinsumos tende a ficar cada vez maior, justamente por essas pautas que você trouxe. Então realmente investir nesses setor deve acabar trazendo bons resultados no médio-longo prazo. E Ronaldo, apenas aqui para finalizar, como eu comentei com você, queria saber se existe algum tópico ou questão que a gente não abordou aqui que você ache importante destacar, ou se você preferir, você teria alguma previsão ou insight sobre o futuro da área da indústria que você gostaria de compartilhar?
Ronaldo Eiras: Tem. Como eu comentei, eu pessoalmente sou uma pessoa extremamente otimista. Eu sou uma pessoa de área comercial, e eu acho que o rapaz desta área tem que ser o último a nunca desistir né?
GlobalKem: Claro, sempre!
Ronaldo Eiras: Como dizem lá “We never give up”, ou seja, nós não vamos desistir. Então eu realmente acredito que o Brasil é um país que vai ter crescimento contínuo. Temos os problemas conhecidos, que a gente não gosta de se envolver, mas que envolve todo mundo, da parte política, por exemplo, que nós acabamos deixando isso de lado. Nós queremos fazer a nossa parte. O crescimento traz geração de emprego, geração de renda, traz riquezas para o país, e eu acredito fielmente que o Brasil tem um futuro brilhante, tanto no setor de produtos químicos, quanto no de produtos agrícolas, onde nós atuamos. A Brenntag tem gerado bastante oportunidade de emprego, e eu acho que é isso que faz com que uma empresa e um país cresçam. E sempre mantendo a bandeira da sustentabilidade.
GlobalKem: Claro!
Ronaldo Eiras: Nós não podemos esquecer nunca que isso é fundamental e precisa ser respeitado por todos nós. Eu acredito que o amadurecimento do mercado está trazendo essa responsabilidade de cada vez mais produtos sustentáveis, então eu sou otimista e acredito que nós vamos ter anos muito bons pela frente. Estou apostando nisso, adoro esse país, conheço vários outros países, tive a oportunidade por conta do meu trabalho, mas eu adoro o Brasil. Eu não vejo outro país no mundo com tantas oportunidades como nós temos aqui.
GlobalKem: Não, show de bola, Ronaldo! Eu entendo que uma boa dose de otimismo nunca é demais. Então é sempre tentar focar no futuro, alinhar as agendas tanto de sustentabilidade quanto de desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento não só do time interno, mas também de todos que estão em volta e que contribuem para o crescimento da empresa.
Ronaldo Eiras: A cadeia não é só, todos fazem parte! E isso me deixa extremamente animado com as perspectivas que nós temos no Brasil, para crescer e para fazer com que o país realmente atinja cada vez mais posições superiores ao que nós temos hoje.
GlobalKem: Sim, maravilha! Ronaldo, eu entendo que essas foram as perguntas. Se você tiver alguma coisa para adicionar, fique à vontade, mas eu já queria te agradecer novamente pelo tempo e disponibilidade. E para deixar a par que os nossos canais de comunicação estão sempre abertos, então qualquer notícia, qualquer fato que você considere importante comunicar, pode passar para a gente que nós faremos essa divulgação. Combinado?
Ronaldo Eiras: Combinado! Eu que agradeço, Murilo, estou à disposição de você sempre que vocês precisarem. Para qualquer matéria que a gente possa contribuir com vocês, por favor, fiquem à vontade para o contato. Eu agradeço, e espero que você tenha um bom dia, uma ótima semana. E isso serve para todos nós.
GlobalKem: Para todos nós, muito obrigado! Bom restinho de semana aí para vocês.
Ronaldo Eiras: Obrigado!
GlobalKem: Até mais, tchau!
Ronaldo Eiras: Até, tchau.
GlobalKem | 29 de outubro de 2024