Atividade industrial da zona do euro permaneceu em queda em agosto
A atividade industrial da zona do euro permaneceu em retração no mês de agosto e a expectativa é que o cenário permaneça em queda, dado o recuo da demanda desde o início do ano. Neste sentido, o PMI final do setor industrial ficou em 45,8 em agosto, patamar abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Em relação ao índice da atividade produtiva, este avançou 0,2 ponto entre julho e agosto, superando a preliminar de 45,7. No entanto, o aumento não foi expressivo, indicando o desafio do setor industrial, em que as condições de negócios estão piorando consecutivamente, contribuindo para uma recessão que já acontece por 26 meses.
Tratando-se de novos pedidos, tanto internacionais quanto nacionais, estes permanecem em desaceleração, com queda de 0,8 ponto, reduzindo as expectativas de recuperação no curto prazo.
A retração dos índices econômicos pode desencadear maiores desafios ao Banco Central Europeu (BCE), o qual vem lutando contra a inflação persistente nos serviços, ao mesmo tempo que conta com a retração dos preços do setor industrial para manter a desinflação.
Adaptado GlobalKem | 05 de setembro de 2024