Mercado

Preços ao produtor cresceram 1,58% em julho, registrando o sexto resultado positivo consecutivo do indicador

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE, o índice de preços ao produtor avançou 1,58% em julho ante o mês de junho, registrando a sexta variação positiva consecutiva. Com disso, o IPP acumula altas de 4,18% no ano e 6,63% em 12 meses.

O resultado de julho foi impulsionado pelo avanço em 21 das 24 atividades monitoradas no período. Neste sentido, as quatro atividades com maiores variações, em termos absolutos, foram: metalurgia (+4,47%), papel e celulose (+3,79%); indústrias extrativas (+3,48%) e refino de petróleo e biocombustíveis (+2,83%).

Em relação ao segmento de refino de petróleo e biocombustíveis, a variação foi puxada pelos maiores preços da gasolina, os quais acompanharam as precificações mais intensas do mercado internacional. Enquanto,para a metalurgia, o maior impacto veio das altas dos minerais não metálicos, principalmente alumínio e ouro, além de maiores preços de insumos siderúrgicos como o minério de ferro.

Ainda, dentre as grandes categorias econômicas, a variação positiva mais expressiva veio do grupo de bens intermediários, com alta de 1,93% na comparação mensal.

Adaptado GlobalKem | 29 de agosto de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar