Confiança da Indústria brasileira acelerou 3,3 pontos em julho
Segundo dados divulgados na última segunda-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas, o índice de Confiança da Indústria (ICI) acelerou 3,3 pontos em julho, alcançando 101,7 pontos. Na média móvel trimestral, o índice subiu para 99,4 pontos, aumentando 1,7 ponto em relação ao mês de junho.
A variação foi influenciada pela forte melhora da situação atual, dada a percepção de avanço sobre a demanda, além do nível dos estoques apresentando melhora gradual. Outro fator que contribuiu para o aumento é a sinalização de que as empresas não estão enfrentando dificuldades para aumentarem a produção.
Em julho, 13 dos 19 segmentos industriais avaliados apresentaram aumento da confiança, o que reflete a melhora nas avaliações sobre a situação atual e perante as expectativas para os próximos meses. Neste sentido, o índice de Situação Atual subiu 4,4 pontos, enquanto o de Expectativas cresceu 2,1 pontos, alcançando 97,6 pontos.
Vale ressaltar que ambos alcançaram o maior patamar dos índices desde novembro de 2021, sinalizando que os próximos meses devem apresentar um comportamento desejável em relação às atividades industriais.
Em relação ao Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), esta avançou 0,9% em julho, alcançando 83,4%.
Adaptado GlobalKem | 30 de julho de 2024