Confiança da Construção acelera 0,9% em julho
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela FGV IBRE, o índice da confiança da construção brasileira subiu 0,9 ponto em julho, registrando 97,3 pontos no mês, sendo o maior nível desde fevereiro de 2024. Na média móvel trimestral, o índice também avançou, com alta de 0,7 ponto.
Neste sentido, Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da Fundação Getúlio Vargas, afirma que a interrupção da queda da taxa Selic não influenciou a confiança do setor, permitindo uma recuperação das expectativas empresariais nos segmentos de Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializados, no primeiro mês do segundo semestre.
O resultado de alta do ICST em julho foi impulsionado pela melhora das perspectivas perante os próximos meses, em que o índice de expectativas subiu 1,8 ponto, enquanto a avaliação do momento atual registrou estabilidade, em 95,5 pontos.
Em relação ao nível de utilização da capacidade da construção, este cedeu 0,6% em julho, caindo para 79,5%. Esta variação veio como reflexo da retração nos NUCIS de Mão de Obras e de Máquina e Equipamentos, com queda de 0,7% e 0,3%, respectivamente.
A melhora quanto a expectativa da construção civil para os próximos meses deve impactar o mercado de insumos como a Cal, Soda Cáustica e Ácido Sulfúrico, dada a aplicação direta ou indireta destes insumos nas atividades do segmento.
Adaptado GlobalKem | 26 de julho de 2024