Índice de Confiança da Construção permaneceu estável em junho
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Construção (ICST) permaneceu estável em junho, mantendo-se em 96,4 pontos.
O resultado foi impulsionado pelas variações contrárias dos subíndices que compõe o ICST, com aumento de 0,2% no Índice de Situação Atual e queda de 0,3% no Índice de Expectativas, atingindo 95,5 pontos e 97,5 pontos, respectivamente, no mês de junho.
Tratando-se do Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da construção, este variou 0,2%, alcançando 80,1% no mês vigente. Ainda, vale ressaltar que o NUCI de Mão de Obra não apresentou grandes variações, atribuindo alta de apenas 0,3%, enquanto o referente a Máquinas e Equipamentos retraiu 0,9%, cedendo para 74,4%.
Ainda, apesar da Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, afirmar que as empresas do setor chegaram ao final do primeiro semestre mais confiantes do que em relação ao final de 2023, relata que a dificuldade quanto a mão de obra qualificada tem pressionado os custos de obras, que tem limitado os negócios das empresas da construção em 28,8%.
Adaptado GlobalKem | 26 de junho de 2024