Mercado

Produção Industrial brasileira avançou 0,9% em março

Segundos dados divulgados nesta sexta-feira (03) pela Agência de Notícias do IBGE, a produção industrial brasileira teve alta de 0,9% em março ante 0,1% de fevereiro. Em relação ao mesmo período em 2023, a indústria apresentou redução de 2,8% em seu volume produtivo. No acumulado do ano, o índice registrou alta de 1,9% e, em 12 meses, a variação é positiva em 0,7%.

O resultado do mês, apesar de não eliminar a queda observada no início do ano, indica uma melhora de comportamento da indústria brasileira. Além disso, a variação positiva foi influenciada principalmente por cinco atividades que compõe o índice, tendo os destaques para o avanço de 8,2% do grupo de impressão e reprodução de gravações, 4,5% dos produtos têxteis, 1,0% em produtos alimentícios e 0,2% para indústrias extrativas.

Em contrapartida, dentre as vinte atividades que apresentaram retração na produção, os segmentos de veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,0%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-13,3%), foram os que mais impactaram em março de 2024. Outros importantes grupos que apresentaram queda, foram os produtos químicos (-2,0%), a metalurgia (-2,6%), o segmento de celulose, papel e produtos de papel (-2,8%), dentre outros.

Adaptado GlobalKem | 06 de maio de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar