Braskem registrou alta de 19% nas vendas dos principais químicos no primeiro trimestre de 2024
A Braskem – líder na produção de resinas termoplásticas – divulgou hoje o relatório de produção e vendas referente ao primeiro trimestre de 2024, apresentando aumento de 19% no volume de vendas dos principais químicos frente ao apresentado no 4T23 e queda de 5% nas vendas de resinas no mercado nacional, em comparação ao primeiro trimestre de 2023.
Durante o período, os spreads no mercado petroquímico foram impactados pelos efeitos sazonais, como a tempestade de inverno que atingiu o Golfo dos EUA, e do conflito no Mar Vermelho, que impactaram questões ligadas aos fretes internacionais e preços de resinas internacionalmente. Nacionalmente, o retorno das atividades após parada de manutenção na Bahia e devido a oferta favorável de matéria-prima em Triunfo, favoreceram para o aumento da taxa de utilização nas centrais petroquímicas (+8%).
Tratando-se das vendas, houve aumento de 7% no volume de resinas comercializado, devido a maior demanda de PE e PP para reposição de estoques na cadeia. No entanto, apesar do aumento visto em relação ao 4T23, as vendas de resinas desaceleraram 5% frente ao 1T23, pela priorização de vendas com maior valor agregado no período. As exportações foram retraídas em comparação ao último trimestre, pelo atendimento focado no mercado nacional.
Para as vendas dos principais químicos, foi visto um aumento de 19% frente ao 4T23, dado ao maior volume de vendas de gasolina, benzeno e paraxileno. As exportações foram 9% menores em comparação ao último trimestre, pelo atendimento do mercado nacional de gasolina e redução das vendas de tolueno.
Adaptado GlobalKem | 29 de abril de 2024