Mercado

Preços da indústria variam -0,43% em novembro após três meses em alta

Após três meses consecutivos de resultados positivos, os preços da indústria variaram -0,43% em novembro com relação ao mês de outubro. O Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula -6,09% nos últimos 12 meses. O índice acumulado de dezembro do último ano a novembro chegou a -4,89%, a menor taxa acumulada no ano para um mês de novembro desde o início da série histórica, em 2014.

Em novembro de 2023, 13 das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram variações negativas de preços comparadas ao mês anterior. Em outubro do mesmo ano, 14 atividades apresentaram variações positivas de preço em relação ao mês anterior.

O setor Indústrias Extrativas teve destaque na sua variação de -7,09%. No setor de Refino de Petróleo e Biocombustíveis entre os meses de outubro e novembro, os preços subiram, em média, 0,83%, sendo o quarto mês seguido de aumento e um pouco abaixo da taxa anterior, 0,86%. A variação de preços da metalurgia foi de -1,43% em relação ao mês anterior, sétima queda consecutiva observada neste indicador.

Após três meses de alta, a indústria química voltou a apresentar queda. Em novembro a produção foi negociada 1,36% mais barata na porta da fábrica do que em outubro. “A (indústria) química foi outra atividade com influência grande no resultado agregado, que apresentou menores preços em novembro. O resultado, todavia, não se deve aos petroquímicos” afirma Felipe Câmara, analista do IPP.

Adaptado GlobalKem | 04 de janeiro de 2024

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar