Confiança Empresarial fecha o ano em queda
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE caiu 0,6 ponto em dezembro, atingindo 91,2 pontos. Com o resultado, o índice fecha o ano com quatro quedas consecutivas e registra o menor nível desde abril. Em médias móveis trimestrais, houve recuo de 0,9 ponto.
“A confiança empresarial encerra 2023 em patamar muito semelhante ao de 2022, sugerindo pouco avanço ao longo do ano.” avalia Rodolpho Tobler, Economista da FGV IBRE.
Em dezembro, o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) ficou relativamente estável, variando 0,3 ponto, para 88,5 pontos. O Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) variou 0,3 ponto, chegando a 95,8 pts. Dentre seus componentes, o Situação atual dos negócios se manteve inalterada em 97,0 pts., e o Volume de demanda atual recuou 0,2 pt., para 94,9 pts.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
A confiança da Indústria atingiu o melhor resultado desde outubro de 2022 com a alta de 2,6 pontos em dezembro, chegando a 95,3 pontos. Construção e Comércio se mantiveram relativamente estáveis, apesar de estarem em níveis diferentes, com seus índices de confiança em 96,0 e 87,5 pontos, respectivamente. Em seguida, Serviços observou a quinta queda consecutiva de seu índice, recuando 2,4 pontos, para 92,0 pontos, resultado que reflete principalmente a piora das perspectivas dos empresários do setor sobre o futuro.
Adaptado GlobalKem | 04 de janeiro de 2024