Vale reduz produção de minério de ferro em 4,5% no 1º trimestre de 2025

A Vale registrou produção de 67,664 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2025, queda de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A produção de pelotas também recuou, atingindo 7,183 milhões de toneladas — uma retração de 15,2% na comparação anual.
Segundo a companhia, o recuo no Sistema Norte foi de 0,9 milhão de toneladas, reflexo de restrições de licenciamento em Serra Norte já previstas, agravadas por chuvas mais intensas. Apesar disso, o complexo S11D registrou sua melhor produção histórica para um primeiro trimestre, ajudando a conter maiores perdas.
No Sistema Sudeste, a produção caiu 1,2 milhão de toneladas, impactada por uma manutenção corretiva de 49 dias na planta de Cauê, o que afetou a produção em Itabira. A queda foi parcialmente compensada pelo melhor desempenho da unidade de Fazendão e por maiores compras de minério de terceiros.
Já no Sistema Sul, a redução foi de 1,1 milhão de toneladas, em razão da estratégia da companhia de focar em produtos com maior margem de lucro, frente às atuais condições de mercado.
No segmento de pelotas, a queda de 1,3 milhão de toneladas foi atribuída à menor produção nas plantas de Tubarão e aos elevados volumes de chuva que afetaram o Norte.
Adaptado GlobalKem | 16 de abril de 2025