Empresários estão investindo cada vez menos no setor da construção, com queda de 3,1% no índice em fevereiro

De acordo com dados divulgados na última sexta-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o índice que mede a intenção de investimento por parte dos empresários do setor registrou queda 3,1% em fevereiro.
Além disso, a variação de 0,3% no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) reforça que os empresários seguem pessimistas. No mesmo sentido, o nível de atividade da indústria de construção apresentou o pior resultado em janeiro de 2025, frente ao mês anterior e a janeiro de 2024, com 43,7 pontos.
Em relação à utilização da capacidade operacional (UCO), esta ficou 1% menor em janeiro, comparado ao mesmo mês de 2024, atingindo 67%.
As condições atuais da economia brasileira, que conta com a taxa de juros em 13,25%, e das empresas são negativas na comparação com os seis meses anteriores. Além disso, não há expectativa de melhora das condições da economia brasileira nos próximos seis meses. Assim, o segmento deverá registrar menores movimentações no médio prazo.
Adaptado GlobalKem | 24 de fevereiro de 2025