Minério de ferro perde força e cai abaixo de US$ 100 por tonelada na Bolsa de Cingapura
Os preços do gás natural na Europa alcançaram o maior patamar de dezembro, impulsionados pelo esgotamento dos estoques de armazenamento e pela proximidade do fim do acordo de trânsito de gás entre a Ucrânia e a Rússia. Enquanto isso, os contratos futuros de minério de ferro na Bolsa de Cingapura caíram abaixo do nível de 100 dólares por tonelada nesta sexta-feira (03).
O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura retraiu 2,57%, sendo cotado a 98,3 dólares por tonelada, o menor valor desde 18 de novembro. Já o contrato de maio, o mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China, encerrou as negociações do dia com queda de 2,18%, a 764 iuanes (104,66 dólares) por tonelada, o menor valor desde 30 de dezembro.
Os contratos foram impactados principalmente pela diminuição sazonal da demanda pela principal matéria-prima para a fabricação de aço, principalmente pela menor atividade industrial em decorrência das festividades de final de ano. Em 2024, o minério de ferro de Dalian registrou uma queda acumulada de 16%, enquanto o benchmark de Cingapura perdeu 18,5%.
Com o Ano Novo Chinês programado para começar ao final de janeiro, as siderúrgicas domésticas chinesas têm acumulado estoques para atender às necessidades de produção durante e após os feriados.
Adaptado GlobalKem | 03 de janeiro de 2025