Confiança da indústria reverte cenário de queda e cresce 1% em dezembro
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,0 ponto em dezembro, alcançando 99,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice registrou queda de 0,3 ponto, marcando a terceira redução consecutiva e atingindo 99,4 pontos.
“A confiança da indústria apresentou, em dezembro, sua primeira alta após três quedas consecutivas, sinalizando uma leve melhora após um período de desaceleração. Apesar disso, os indicadores de situação atual, como o NUCI, mostram piora generalizada, indicando um ritmo mais lento no setor ao final do ano. Por outro lado, as expectativas melhoraram, especialmente em segmentos ligados a bens de consumo. No contexto macroeconômico, o ciclo de alta nos juros para conter pressões de custos continua impactando a atividade econômica e deve representar um desafio para o setor em 2025”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
Em dezembro, 9 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram aumento na confiança. Neste contexto, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,0 ponto, para 100,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 3,1 pontos, alcançando 98,5 pontos.
Adaptado GlobalKem | 26 de dezembro de 2024