DemandaMercado

Preços do MEG registram tendência de alta no mercado internacional

Os preços do MEG registraram alta global na primeira quinzena de dezembro, com aumentos mais acentuados na Europa e nos Estados Unidos, enquanto os mercados asiáticos tiveram avanços moderados. A tendência foi impulsionada por custos de produção variáveis e diferenças na demanda regional.  

Na Alemanha, os preços subiram 1,4%, sustentados pela forte demanda dos setores de PET e embalagens alimentícias, intensificada pela atividade sazonal e a preparação para o período de férias. Contudo, o crescimento foi moderado pelo aumento marginal nos preços do PET, devido à preferência por PET reciclado e importações reduzidas.  

Nos Estados Unidos, os preços avançaram 1,3%, refletindo custos mais altos de produção, como o aumento de 1,37% nos preços do óxido de etileno, além da alta do petróleo bruto, com o WTI atingindo US$ 71,54 por barril no período. Apesar de uma demanda moderada no segmento de resinas PET, pressões inflacionárias e gargalos logísticos, causados por disputas trabalhistas, complicaram a cadeia de suprimentos, pressionando os preços.  

Na Ásia-Pacífico, os preços do MEG tiveram aumento discreto, com a China registrando um avanço de 0,84%. A produção local e as importações garantiram ampla oferta, neutralizando parte do impacto da demanda variável e dos custos.    

Autoral GlobalKem | 24 de dezembro de 2024

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar