Tecnologia

Trafigura e Braskem colaboram na compensação de carbono na carga de nafta

A Trafigura (Trafigura Group Pte Ltd), uma das principais empresas independentes de comércio de commodities do mundo, e a Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, colaboraram naquilo que se acredita ser o primeiro carregamento de nafta com compensação de carbono. A carga foi embarcada na semana passada em Corpus Christi, no Texas, e será entregue pela Trafigura às instalações da Braskem no Porto de Aratu, na Bahia.

As emissões equivalentes de dióxido de carbono, associadas à extração de petróleo bruto e seu transporte por oleoduto, ao processamento para produzir nafta e ao transporte marítimo da carga de 325 mil barris, com compensação de carbono, serão calculadas com base nos dados coletados pela Trafigura. As emissões serão compensadas por meio de uma combinação de medidas de eficiência, que reduzem as emissões e permitem as compensações de carbono de alta qualidade.

A Trafigura trabalhou com o armador do navio para minimizar as emissões reais associadas ao transporte da carga, incluindo o afretamento do navio com maior eficiência energética disponível no momento da fixação, e concordando junto ao armador para que seja feita uma redução de velocidade. As compensações de carbono de alta qualidade foram obtidas de projetos baseados na natureza localizados na Indonésia, que são verificados de forma independente pela Verified Carbon Standard.

“A nafta é um componente vital para o setor de plásticos e essa carga com compensação de carbono, a primeira de seu tipo, demonstra o potencial de reduzir as emissões da cadeia de suprimento de montante para plásticos não combustíveis. Acreditamos que isso seja um passo adicional importante nos esforços do setor para minimizar as emissões”, disse Dmitri Croitor, Diretor Global de Nafta e Condensados da Trafigura.

“A Braskem está comprometida com uma estratégia de economia circular neutra em carbono, e este piloto é um passo nessa direção, contribuindo para compensar parte das emissões da cadeia de valor”, disse Hardi Schuck, diretor de Insumos, Químicos e Afretamento Global da Braskem. Este anúncio é alinhado aos nossos esforços para continuar a avançar em inovação e desenvolver soluções de baixo carbono”.

Fonte
ABC do ABC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar