Tecnologia

Lummus fornece fornos de craqueamento de Etileno para a Baltic Chemical Plant

A Lummus Technology fornecerá 14 fornos de craqueamento para um complexo químico de gás que faz parte do Complexo de Processamento de Gás Rico em Etano (GCC EGPC) localizado perto de Ust-Luga, Oblast de Leningrado, Rússia, no Golfo da Finlândia.

O contrato foi concedido no âmbito de um Contrato EPC para o projeto GCC EGPC entre a China National Chemical Engineering & Construction Corporation Seven, LTD (CC7) e a Baltic Chemical Plant LLC. O escopo da Lummus inclui a engenharia e o fornecimento da tecnologia Short Residence Time (SRT®) para fornos de craqueamento. Espera-se que o equipamento produza uma quantidade total etileno (nos dois fornos) de até 3 milhões de toneladas/ano, será fornecido sob o contrato de licença de tecnologia de etileno firmado entre a Baltic Chemical Plant LLC, uma operadora de projeto (e uma subsidiária da RusGazDobycha) e Lummus Technology em 2019.

O forno de craqueamento é o elemento central do processo de uma fábrica de etileno. O processo dentro de um forno de craqueamento é baseado na pirólise de hidrocarbonetos (mistura de etano/propano) na presença de vapor com liberação de gás de craqueamento. O gás é posteriormente alimentado nas seção de recuperação de olefinas para produzir Etileno de grau de polímero usado como matéria-prima para a produção de Polietileno, bem como outros subprodutos.

“O Projeto Gas Chemical Complex conta com as soluções de processos mais avançadas, altamente eficientes e ecológicas disponíveis no mundo. No estágio atual do projeto, a equipe está lidando com a compra de equipamentos de longo prazo. Os benefícios oferecidos pela Lummus incluem uma redução significativa na produção de subprodutos e no consumo específico de utilidades. O processo também oferece flexibilidade de matéria-prima, pois é possível alimentar com até 10% de propano em caso de escassez de etano “, disse Konstantin Makhov, Diretor Geral da Baltic Chemical Plant LLC.

“Este é o segundo grande contrato anunciado recentemente para nossos fornos de etileno SRT de classe mundial, que otimizam a confiabilidade em capacidade, duração e eficiência energética. É mais um passo à frente em nossos serviços para a Baltic Chemical Plant LLC e aumenta nossa experiência em na Rússia, que está entre os nossos principais mercados e onde somos reconhecidos como um licenciador líder desta tecnologia “, disse Leon de Bruyn, presidente e CEO da Lummus Technology.

“Esta é a primeira experiência de parceria entre a Lummus Technology e a CC7 para um projeto de integração de etileno nos mercados russo e internacional. Seguindo o Contrato de Pacote de Projeto de Processo cobrindo o projeto de engenharia da unidade de craqueamento de etano para a Baltic Chemical Plant assinado em novembro de 2019, um novo projeto de engenharia de equipamentos e o contrato de fornecimento já foram assinados. As relações entre as duas empresas têm evoluído e a experiência de cooperação adquirida neste projeto construirá uma base confiável para uma futura parceria estratégica no mercado internacional “, sublinhou Long Haiyang, Vice-Presidente da CC7.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar