Tecnologia

Braskem e a cearense Casa dos Ventos fecham contrato de R$1 Bi para fornecimento de energia eólica

A petroquímica Braskem assinou contrato com a empresa cearense Casa dos Ventos, empresa líder em projetos de energia no Brasil, para aquisição de energia eólica. O acordo, estimado em R$ 1 bilhão, está vinculado à construção de um novo parque eólico e prevê o fornecimento de energia renovável por 20 anos.

As informações são do Canal Energia. O contrato é do tipo PPA (Power Purchase Agreement), acordo de longa duração com preço fixo, para compra e venda de energia limpa. Este é o quarto contrato do tipo firmado pela petroquímica, sendo o maior em volume adquirido até o momento. A companhia possui uma meta de ser carbono neutro até 2050 e reduzir em 15% as emissões até 2030.

Nos termos do acordo, além da compra de energia, a Braskem terá a opção de adquirir, condicionada à aprovação das instâncias de governança competentes, uma participação acionária nos parques eólicos, possibilitando o regime de autoprodução.

Em 2020, a Braskem anunciou outros dois contratos para aquisição de energia renovável. O primeiro, data de março, com a multinacional francesa Voltalia para a expansão do complexo solar Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, com capacidade de gerar 270 MW. O segundo, em junho, é uma parceria com Canadian Solar e viabiliza a construção de uma usina solar no Norte de Minas Gerais, com capacidade instalada de 152 MWp.

No final de 2018, a companhia havia assinado contrato com a EDF Renewables para compra de energia eólica, também por um período de duas décadas. Por meio dos quatro acordos, com Casa dos Ventos, Voltalia, Canadian e EDF Renewable, a Braskem estima evitar a emissão de cerca de 1,5 milhão de toneladas de CO2.

A Casa dos Ventos atua na prospecção e desenvolvimento dos projetos e, posteriormente, na implantação e operação das centrais geradoras. Hoje é a companhia que detém o maior portfólio de projetos em desenvolvimento no Brasil, localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Fonte
Badalo
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar