A maioria das fábricas de alumínio, especialmente aquelas que usam energia gerada internamente, sofreram perdas do final de outubro a novembro devido ao aumento dos custos de eletricidade e aos altos preços de matérias-primas e materiais auxiliares. A escassez de carvão térmico fez com que os custos da termelétrica disparassem, e os preços do alumínio ficaram baixos em novembro, o que agravou ainda mais as perdas.
As fábricas de alumínio voltaram a lucrar em dezembro, à medida que os preços do carvão térmico, alumina e outras matérias-primas continuavam caindo e os custos de produção do alumínio caíam para menos de 18.000 yuans / mt. O custo total das matérias-primas domésticas de alumínio ficou em cerca de 18.195 yuans / mt em dezembro, de acordo com o cálculo do SMM, 10,6% menor do que novembro, mas 35% maior do que janeiro de 2021. O lucro médio do alumínio doméstico foi de 941 yuans / mt em dezembro , um aumento de 2.170 yuan / mt.
Preço da eletricidade: Os preços da eletricidade assumiram uma proporção crescente nos custos totais do alumínio, passando de 33% em janeiro para 38%. Os preços do carvão térmico caíram para uma faixa normal recentemente, e a escassez de oferta foi amenizada. Os custos de energia térmica diminuíram e a pressão de custo em algumas usinas de alumínio com instalações próprias de geração de energia foi aliviada com carvão de preço mais baixo. De acordo com a pesquisa SMM, os custos de eletricidade das fábricas de alumínio com instalações internas de geração de energia em Shandong caíram para 0,42-0,49 yuans / KWH, e na Mongólia Interior também caíram significativamente, porque as fábricas locais estavam relacionadas ao sustento das pessoas, e eles receberam o suprimento de carvão de baixo custo. Algumas fábricas na Mongólia Interior tinham preços de eletricidade em 0,45 yuan / KWH. Os custos da energia térmica no sudoeste da China foram relativamente mais altos, de 0,55 a 0,65 yuans / KWH. De acordo com o cálculo do SMM, o preço médio ponderado da eletricidade das empresas nacionais de alumínio era de 0,51 yuans / kwh em dezembro, uma queda de 0,06 yuans / kwh no mês, mas ainda era superior aos 0,18 yuans / kwh de janeiro.
Alumina: Os preços da alumina permaneceram estáveis no primeiro semestre de 2021 e aumentaram significativamente no segundo semestre em meio a custos mais altos e cortes de produção em Henan e Shanxi. Os preços chegaram a 4.200 yuans / mt em outubro. Os preços da soda cáustica e do carvão térmico despencaram no final de outubro e os preços da alumina começaram a cair. Os preços caíram cerca de 20% no mês para 3.018 yuans / mt até o momento, mas eram cerca de 29% mais altos do que os preços de janeiro.
Os preços do coque de petróleo caíram em novembro de 2021, puxando para baixo os preços domésticos do anodo pré-cozido em dezembro. O preço médio SMM do ânodo pré-cozido em dezembro foi de 5.636 yuans / mt, queda de 4,7% em relação a novembro, mas aumento de 53% em relação a janeiro.
A SMM acredita que os custos de fabricação do alumínio doméstico dificilmente encontrarão uma saída para o alto nível atual se levarmos em consideração apenas os custos de eletricidade, já que os preços da eletricidade para a fabricação de alumínio aumentarão ligeiramente em 2022. E os custos de eletricidade com energia cativa da planta não será necessariamente maior do que a da eletricidade distribuída pela rede elétrica, principalmente por dois motivos. Em primeiro lugar, os preços do carvão estabilizaram em meio à intervenção nacional. Em segundo lugar, o esquema de eletricidade está mudando. É mencionado no Aviso da Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional sobre Melhoria da Precificação Progressiva da Eletricidade na Indústria do Alumínio que é importante melhorar a precificação progressiva da eletricidade (o padrão após 2023 é mais desafiador para empresas de alumínio),
O mercado de alumina deve manter um equilíbrio apertado em 2022, e os preços podem se mover em torno do ponto de equilíbrio. Os preços de outros materiais auxiliares devem flutuar ao longo do primeiro trimestre de 2022. Em geral, os preços da eletricidade serão o principal fator para determinar a orientação dos custos do alumínio doméstico. Os custos domésticos do alumínio são estimados em 17.000-18.500 yuans / mt no primeiro trimestre de 2022. As fundições de alumínio com uma cadeia industrial relativa integrada manterão a vantagem de custo.